Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Experiência/Inexperiência na Política

Na política, normalmente, a afirmação que pessoas experientes tomam as decisões mais corretas e sabias é uma espécie de senso comum. Por exemplo, quem já não ouviu as seguintes frases: “Acredito que essa pessoa será um bom prefeito(a) porque já foi vereador 30 vezes, deputado estadual, tem experiência, etc.” ou “Agora sim! temos um prefeito(a) de verdade, tem entrada em todos os bastidores políticos, a família tem vasta experiência, etc.”. Mas será que esse “ditado popular” é real na prática?
Segundo os dicionários de língua portuguesa, experiência significa conhecimento avançado sobre determinado assunto. Partindo desse simples conceito, devemos acreditar que a experiência na política significa ter um conhecimento avançado sobre política. Ou seja, ter experiência na política não existe relação com a idade ou com o número de cargos públicos ocupados.
Sendo assim, venho lendo algumas noticias sobre acusações feitas aos vereadores de Gloria Valério José e Alex Almeida. Acusações estas que vão desde falta de seriedade e responsabilidade até criação de factóides, Mentiras, etc. Enfim, acusações sem o menor sentido. E por que digo isso. Vamos aos fatos.
No que tange a critica feita ao Vereador Valério. Primeiro, quais são as funções do poder legislativo? Entre outras, fiscalizar e controlar os atos do poder executivo. Então, no exercício de sua função fiscalizadora e controladora de atos do executivo, o vereador Valério exige maior transparência no concurso público da cidade e é agredido verbalmente como ignorante e irresponsável. Ou seja, o representante do povo não pode agir em sua função normal em que foi eleito? Ahhhh, mas é um inexperiente, primeiro mandato, menino novo.
Agora, tem a questão do vereador Alex. Todos sabem das possíveis denuncias existentes no ministério do PP. Quem lê revistas, jornais e sites sabem o que esta acontecendo. O vereador divulga o conteúdo dessas revistas, jornais ou sites em seu blog e é tachado como criador de calunias e factóides. Ai eu pergunto mais uma vez. Foi, realmente, o vereador que criou a calunia? Quem tem um mínimo de racionalidade e razoabilidade vai enxergar que ali esta postada uma noticia de origem secundária e se alguém criou factóide ou calunia, com certeza não foi o vereador em questão. Ahhhh (mais uma vez), o cara é inexperiente, irresponsável, começando agora, não sabe como as coisas funcionam na política.
Concluindo essa conversinha, fica bem claro o que é ser experiente para algumas pessoas. É ser omisso, é ficar calado vendo o bonde da historia passar sem questionar, é não fiscalizar, é receber propina para “passar a mão” na cabeça dos “experientes políticos/lobistas” desse nosso país. É isso que vocês querem para a sua cidade, estado ou país? Sinceramente, eu não quero e torço para que sempre existam pessoas dispostas a fiscalizar e denunciar porque esse é o nosso papel como cidadão de um país que quer mudar, mas esta lotado de gente corrupta.

Nenhum comentário: